Pular para o conteúdo principal

Você está aqui

Perguntas Frequentes

Compilamos algumas perguntas, buscando responder questões recorrentes. Caso tenham outras dúvidas entre em contato, que tentaremos responder!

Por que não devo comer e beber estando com os livros, periódicos e etc. da biblioteca?

Os danos podem não ser visíveis no momento,  mas as migalhas, e a gordura ficam nas páginas, e poderão servir  de alimentos para insetos e roedores no futuro.  
Os itens molhados, além do dano do ato, que causa manchas, rasgos, poderão também sofrer com os ataques de fungos.
Assim o item que poderia servir a muitas pessoas pode ter sua vida encurtada por um prazer do momento.

Desse modo, o ato de comer e beber junto a documentos deve ser repensado... O dinheiro gasto com reparos poderia ser revertido em livros não acha? Então: Vamos preservar...!!!

Como faço para secar um livro molhado?
O melhor é evitar situações de risco, líquidos perto do livro, chuva, etc.
Mas com o dano consumado, pode-se colocar o item em uma superfície plana e limpa, usar toalhas de papel, ou papel mata-borrão. Substitua as toalhas com frequência para acelerar a absorção da água. Entre contato com o LACORD para melhor ação .

O que posso fazer com  livros mofados?
Separe os itens do resto da coleção, para evitar a dispersão de esporos de fungos. Use máscaras, luvas e avental para execuçao dessa ação.
 

Recentemente, tive um surto de mofo em minha biblioteca, e muitos dos livros foram  danificados por mofo (fungos). O que devo fazer para remover o mofo? (LC)

Para executar o tratamento de livros infectados por mofo, leve-os para uma área bem ventilada, com ventiladores elétricos para aumentar a circulação do ar. [...] Rapidamente o movimento do ar vai secar a umidade e desidratar os esporos de fungos, tornando-os inativos. Se necessário, coloque os livros ao ar livre , ao sol, por pouco tempo, e se possível, retire o mofo ao ar livre. Os raios ultravioletas do sol vão matar os fungos. Ao manusear livros infectados, os funcionários devem usar máscaras ou respiradores HEPA e luvas de plástico ou borracha. Quando os livros estiverem secos, um aspirador de pó com filtro HEPA deve ser usado para remover o máximo do fungo inativo das capas dos livros. Se você não tiver um aspirador a vácuo, com filtro HEPA, poderão ser usadas flanelas (com uma carga eletrostática, ou contendo um adesivo leve). A flanela deve ser colocada suavemente sobre a área infectada, aderindo assim os esporos de bolor. Este procedimento evita que o mofo de seja liberado para o ar. Quando o mofo macio for removido, o exterior das capas dos livros poderão ser limpas com uma solução de álcool etílico. Este também atua como um solvente suave para remover a coloração deixada no exterior. Cuidados devem ser tomados para não molhar muito a área. O interior dos livros poderão agora ser examinados. Em muitos casos, as manchas de mofo serão encontradas do lado de dentro do livro, perto das articulações, na cabeça, e no pé. Essas manchas podem ser suavemente esfregadas com álcool etílico, mas é improvável que elas sejam completamente removidas. Embora as manchas de mofo possam ser tratadas com hipoclorito de sódio, isto não é recomendado porque hipoclorito de sódio pode fazer com que o papel  se deteriore rapidamente, especialmente em condições úmidas.

Veja maiores detalhes nos sites abaixo, ou contate o LACORD:

 

O LACORD faz conservação ou restauração de livros ou outro documento

não pertencentes ao acervo das unidades de informação da UFF?
Não, infelizmente ainda não temos condições de oferecer esses serviços a todos.

Estamos trabalhando para esses serviços sejam plenamente estabelecidos na UFF, para que nossas unidades de informação possam oferecer melhores
condições de acesso, e estejam prontas para a preservação de todo acervo UFF, podendo assim atender as necessidades informacionais de todos.

Como devo armazenar os livros? (BL, NDCC)

  • E entre 45% - 55% de umidade relativa (UR).
  • Evite armazenar livros ou documentos em áreas onde houver níveis extremos de temperatura e umidade, ou grande variação. Por exemplo, sótãos porões, etc., onde o escape de água pode acontecer.
  • Armazene livros fora da luz solar direta, e onde o ar possa circular livremente. Evite colocá-los perto de janelas e colocação de prateleiras em paredes externas, que podem causar mudanças de condensação e temperatura.
  • Use caixas arquivos (acid free) para proteger os livros valiosos e / ou danificados.
  • Guarde os livros em prateleiras planas, lisas e fortes o suficiente para suportar seu peso. Idealmente livros não devem entrar em contato com a madeira não tratada, que pode libertar vapores orgânicos ácidos. Os livros devem ser guardados verticalmente, se possível por tamanho. Use bibliocantos, para mantê-los em pé.
  • Veja mais detalhes em: Temperature, Relative Humidity, Light, and Air Quality: Basic Guidelines for Preservation

Armazenar minha coleção em recipientes de plástico é indicado? Alguns tipos de plástico não são estáveis, como posso identificar o tipo apropriado de plástico para o armazenamento? (LOC)
Se você tiver certeza que os livros e o ambiente de armazenamento são (e permanecerão) secos, recipientes de plástico poderão ser uma solução de armazenamento aceitável. Caso contrário, o crescimento de fungos pode se tornar uma preocupação, como recipientes de plástico vai limitar significativamente a circulação de ar. A escolha do plástico também é importante, não se esqueça de usar recipientes de plástico que atendem diversas normas ISO. Estes incluem o polietileno (PE), polipropileno (PP), poliestireno (PS), ou de poliéster (tereftalato de polietileno) (PET). [...] O PVC deve ser evitados para o armazenamento de coleção. Tenha em mente que as condições ambientais da área de armazenamento também são muito importantes. Evite guardar livros em sótãos e porões, como eles tendem a ter ambientes muito instáveis.

Como devo guardar recortes de jornal? (BL)

  • Jornais são feitos a partir de fibra de polpa de madeira, de baixa qualidade, que tende a rapidamente tornar-se frágil e escurecer, especialmente quando expostas à luz. A deterioração pode ser retardada através de tratamento químico, mas estes muitas vezes deterioram o papel. Jornais deteriorados não devem ser armazenados perto de materiais fotográficos, ou outros materiais de papel, a menos que eles estejam protegidos por material acid free, caixas, papéis, etc.
  • Armazenamento correto irá prolongar a vida dos jornais:

     a) recortes, clips - em uma pasta filme de poliéster (veja materiais com qualidade arquivistica) com uma folha de papel alcalino tamponado por trás deles;

      b) Coloque as pastas de poliéster em pastas ou caixas com qualidade arquívistica, ou seja, alcalina tamponada, acid free; e armazene em local fresco, seco e escuro.

  • Se você não puder armazenar os recortes como recomendado, ou se eles já estão muito danificados, você pode guardar as informações fotocopiando os recortes em papel acid-free

Como devo guardar fotografias? (BL)

  • As fotografias devem ser armazenadas entre 14 º -16 º C (68 º F) e umidade relativa entre 30-40% de umidade relativa, de preferência. A temperatura e a umidade relativa do ar devem ser constantes.
  • Evite a exposição a dióxido de enxofre, gases de tinta fresca, madeira, papelão, materiais de limpeza. As fotografias devem ser armazenadas em caixas apropriadas com qualidade arquivistica, por exemplo, plásticos ou papéis acid free, livres de enxofre,  ácidos e peróxidos. Se a umidade relativa não puder ser controlada abaixo de 80%, caixas de plástico não devem ser usadas, porque as fotografias podem aderir à superfície do plástico.
  • Em especial, evite envelopes de papel ácido e cloreto de polivinila (PVC), elásticos, clipes, adesivos de baixa qualidade, e outros materiais sem qualidade arquivística. Acondicionamento feitos com materiais com reserva alcalina ou tamponados são indicados.

  • Mais detalhes no folheto: Preservation of photographic material (500 KB em formato PDF)

Em exposições, qual é a melhor maneira de exibir livros e documentos
(temperatura, iluminação, etc)? (LOC, NEDCC)

Fatores ambientais como temperatura, umidade relativa e iluminação são importantes a considerar no planejamento da exposição, assim como os esforços para assegurar que os materiais utilizados em exposições não irão prejudicar os materiais em exposição.

Artefatos em papel: cinco regras simples para exibição (NEDCC)

  • Use cópias sempre que possível.
  • Não exibir um artefato de papel valioso permanentemente.
  • Manter os níveis de luz tão baixo quanto possível.
  • Minimizar a exposição à luz ultravioleta com filtros adequados.
  • Assegurar que os suportes em contato com a obra, não danifiquem esta.

Mais informações sobre exposições veja em: Protecting Paper and Book Collections During.

 

ALGUNS CONCEITOS

Qualidade arquivistica

É a denominação dada aos materiais usados na conservação e no restauro  que   são fisica e/ou  quimicamente estáveis, e que oferecem melhores condições de preservação aos documentos.

Preservação (SÁ apud SARMENTO, 2003, p.2)

É uma consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o Patrimônio. Resguardar o bem cultural, prevenindo possíveis malefícios e proporcionando a este condições adequadas de “saúde”. É o controle ambiental, composto por técnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposição;

Conservação (SÁ apud SARMENTO, 2003, p.2)

É o conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização ou desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos

Restauração (SÁ apud SARMENTO, 2003, p.2)

É um tratamento bem mais complexo e profundo, constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos. Respeitando-se, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural, deve ser feito por especialistas (SÁ apud SARMENTO, 2003, p.2)

 

REFERÊNCIAS

SARMENTO, Adriana Godoy da Silveira. Preservar para não restaurar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, INFORMAÇÃO E ÉTICA, 2. 2003, Florianópolis. Anais eletrônico. Florianópolis: Associação Catarinense de Bibliotecários, 2003. Disponível em: <http://www.ciberetica.org.Br/trabalhos/anais/1-20-c1-20.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2004.

Premium Drupal Themes by Adaptivethemes