BREVE HISTÓRICO
O Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LACORD) faz parte Superintendência de Documentação (SDC), órgão responsável pela coordenação técnica e administrativa do Sistema de Arquivos e Bibliotecas e da Universidade Federal Fluminense (UFF). O LACORD é responsável pelo apoio à preservação de documentos na SDC. Foi inaugurado em 28 de abril 1988. Montado através de Projetos, coordenados pelo Prof. Gilson Cruz de Oliveira, apresentados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É considerado o primeiro Laboratório em uma Instituição de Ensino Superior, no Brasil, destinado exclusivamente à preservação do seu acervo. Em 2012, com um aporte da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, o LACORD deu início a uma reequipagem, que irá possibilitar mais qualidade aos trabalhos desenvolvidos.
EQUIPE LACORD
Anne Marie Lafosse
Mariléa de Oliveira Barbosa
O LACORD NA UFF
LACORD pela SCS - vídeo institucional produzido pela Superintendência de Comunicação Social (SCS) que divulgar as atividades do LACORD, através das Oficinas de Pequenos Reparos ( Duração: 4 minutos e 20 segundos).
VAMOS PRESERVAR...!
Continuando as ações do Programa de Preservação nas Unidades de Informação da SDC, o LACORD apresenta o Guia básico de preservação - Cartaz. Este Guia pretende ser uma forma prática e simples de transmitir as ações de preservação do acervo a todas as pessoas que trabalham nas unidades de informação da SDC. Apesar do cartaz ter sido direcionado as pessoas que trabalham nas bibliotecas suas ações podem ser adotadas por todos na preservação de documentos em papel.
Projeto e texto: Ana Rosa dos Santos
Ilustrações: Fernando Dantas
Abaixo algumas campanhas que estão no ar:
Campanhas nacionais de preservação de documentos
Campanha estrangeira de preservação de documentos
Biblioteca Nacional de Maestros - Ministerio de Educación da Argentina – uma campanha com um personagem para criança, o Leopoldito
PLANOS E SOLUÇÕES EM EMERGÊNCIAS
Estamos construindo nosso plano, segue abaixo alguns que destacamos:
Planos de Emergências em geral
Nacionais
Estrangeiros
Emergências com água
Para secagem de livros pode-se colocar o item em uma superfície plana e limpa, use papel absorvente como: toalhas de papel, ou papel mata-borrão. Substitua o papel absorvente com frequência para acelerar a absorção da água. O uso do ventilador pode ser indicado, não coloque diretamente.
Pode-se também fazer um varal, ou colocar os livros de pé, abanados, em uma área coberta para secagem ao ar livre, veja fotos na simulação abaixo indicada.
Quando muitos livros são molhados e todos não puderem ser secos ao ar dentro de 48 horas é recomenda-se o congelamento dos itens em espera.
Veja mais detalhes:
Recomendações para o resgate de acervos arquivísticos danificados por água
Fotos de uma simulação de emergência com água da University of Virginia Library
Emergências - Fungos
AS OFICINAS DE PEQUENOS REPAROS - SDC/UFF
As Oficinas de Pequenos Reparos - OPRs estão estabelecidas em algumas Unidades de Informação da SDC/UFF, realizando o trabalho de preservação e conservação das obras de uso, como bibliografia básica. Nossa intenção é fazer com que em cada Unidade exista uma OPR, pois com elas todo trabalho de preservação e conservação pode ser realizado in loco, agilizando assim a volta dos itens reparados a circulação, evitando maiores problemas aos serviços de empréstimo, reserva e consulta dessas Unidades, oferecendo assim melhores condiçoes de uso/acesso aos nossos usúarios/clientes. Para incentivar a criação de OPRs nas Unidades de Informação SDC/UFF, estão sendo oferecidos Cursos de Pequenos Reparos, de modo a capacitar as pessoas dessas Unidades; e após os curso é distribuído um Kit, com itens necessários ao trabalho de preservação e conservação.
Abaixo itens que poderão apoiar todo trabalho das OPRs:
Critérios para identificação de obras raras e/ou valiosas - Ordem de serviço N° 02/2000 de 05 de maio de 2000
Política de Preservação e Conservação